Desde a primeira revolução industrial, o mundo empresarial vem sofrendo constantes transformações, atualmente, com a internet, não é diferente, na verdade, as atualizações são cada vez mais frequentes e exigentes.

Assim como o mundo moderno e conectado o perfil de consumidor mudou, o que traz como consequência a necessidade de empresas se adaptarem. Novas exigências são demandas do mercado, como a sustentabilidade e o respeito as diferenças, de modo que empresas que não fazem jus a estes requisitos podem estar ameaçadas.

Uma forma de enfrentar estes novos desafios é através do ESG, um conjunto de regras que otimizam as práticas rotineiras de empresas e organização em prol de um mundo mais justo e sustentável.

Nosso curso ajuda você a implementar o ESG conforme a realidade e necessidades do seu negócio.

Venha conhecer melhor sobre o que é ESG, seus fundamentos e como implementá-los, na prática.

O que é ESG

O ESG corresponde a um conjunto de técnicas, boas práticas e protocolos que empresas que querem estar inseridas no novo mercado devem exercer, assim, evitando diversos problemas que podem trazer graves consequências.

O senso comum afirma que a sustentabilidade é inimiga da atividade financeira, mas, na verdade, o ESG pode aumentar os lucros de uma empresa, ao mesmo tempo que garante a sustentabilidade financeira do seu negócio em longo prazo.

Isto é, ao realizar práticas sustentáveis não é somente o meio ambiente que ganha vantagens, mas o empreendedor também pode melhorar o seu negócio, como, por exemplo, uma melhoria na visão popular sobre a sua marca, tem-se que o consumidor, como tendência, prefere consumir produtos e serviços sustentáveis.

O ESG divide-se em três grandes áreas, conheça mais sobre cada um.

1. E – Environmental

O E do ESG refere-se a questões ambientais, que formam um conjunto de práticas a serem executadas ou evitadas e levarão a uma diminuição no impacto que a empresa gera nos recursos naturais.

Toda empresa, por diversas formas, independente do seu tamanho ou área econômica, pode causar algum problema ambiental. Desta forma, é mais do que necessário ir além de cumprir as exigências dos órgãos ambientais, mas, tomar atitudes que colaborarão para o desenvolvimento de um mundo melhor de se viver.

Muitas vezes, a sustentabilidade ambiental se dá por tarefas simples, como a mudança de cultura para que não haja a utilização de copos plásticos. Mas, em empresas maiores ou que lidem com atividades consideradas de riscos pode ser necessário desenvolver projetos complexos que envolvam profissionais capacitados, como engenheiros ambientais e/ou químicos.

2. S – Social

A empresa deve se preocupar sobre como sua atividade comercial impacta as pessoas da comunidade que está inserida. Desta forma, é fundamental que respeito os direitos humanos de funcionários, clientes, fornecedores e até mesmo terceiros não envolvidos diretamente.

Isto tem uma razão inclusive comercial, porque a comunidade ao redor é quem de fato irá consumir os seus produtos e serviços, logo não é lógico agredir as pessoas do seu convívio.

Além de cumprir com as regras trabalhistas e do Direito do Consumidor, é de suma importância prezar pela diversidade e inclusão no local de trabalho, o que pode resultar, inclusive em um aumento de produtividade.

3. G – Governança

A forma como empresas são administradas não é a mesma do que outrora, hoje é exigido de empresas, principalmente aquelas no novo mercado, novos valores, como transparência, ética e igualdade.

Isto pode ser exigido inclusive por investidores externos, portanto, mais do que investir em tais valores, muitas vezes é necessário conseguir provar que há transparência e boa governança em sua empresa. O ESG pode lhe ajudar neste tarefa.

Uma boa governança resulta inclusive em uma sustentabilidade econômica, pois, pode colaborar na diminuição de discussões e processos judiciais, o que pode, em casos mais graves, causar o fim da atividade financeira ou até mesmo falência.

A responsabilidade social é cada vez mais exigida de empresários, sendo considerado uma boa gestão não somente aquela que obtém o máximo de lucro, mas, como este é obtido.

Portanto, o ESG é capaz de trazer modernidade a sua empresa, não somente para aumentar os lucros, mas para trazer uma melhoria na imagem geral da empresa, tanto para investidores como para clientes.

Curso de ESG

Implementar o ESG parece muitas vezes um desafio, e realmente é. Mas com a nossa ajuda esta missão fica facilitada.

Neste curso destaca a fundamentalidade da sustentabilidade para a sua empresa, em seus diversos campos, colaborando para uma mudança de posicionamento do seu negócio em todos os seus setores, bem como para criar um cenário de conscientização por todos os seus funcionários e colaboradores.

Ensinamos os eixos do ESG tanto de maneira teórica como prática, citando exemplos voltados a sua vivência, de modo que o conjunto de técnicas poderá ser adaptado conforme as necessidades da sua empresa.

Tendo uma visão mais direcionada para a suas necessidades, a conclusão do curso terá não somente domínio sobre o que foi o conhecimento teórico, mas também serão implementadas todas as vantagens ambientais, sociais e de governança que envolvem o ESG.

Venha conosco elevar sua empresa para um novo patamar e aumentar seus lucros.

Inscreva-se no curso ESG