A especialização proporcionada por um curso de sustentabilidade amplia o conhecimento das demandas ambientais, tão urgentes e necessárias hoje, principalmente em cidades turísticas e de rica biodiversidade como o Guarujá.

Conheça mais sobre essa formação que muda como vemos e interagimos com o mundo.

Por que um curso de sustentabilidade?

Um curso voltado para a sustentabilidade ambiental compreende a necessidade de global de se voltar a atenção para a degradação do meio ambiente, as mudanças climáticas, o uso dos recursos naturais e tantos outros tópicos que circulam as questões ambientais.

Todos esses pontos inflamam a urgência de profissionais qualificados, conhecedores de ecologia e meio ambiente, a fim de direcionar as pautas de um desenvolvimento sustentável nos diversos setores da sociedade.

Ao se especializar através do curso de sustentabilidade, o profissional está apto a atender as demandas das empresas e indústrias que, a cada dia mais, buscam adequar seus serviços e modo de produção a legislação e aos acordos internacionais a respeito do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável. Além, é claro, de contribuir para a construção de uma sociedade e de um mundo melhor, de amplo acesso, equilibrado e justo, em que os seres humanos estabelecem uma relação harmônica com o ambiente que os cerca.

O que é sustentabilidade?

O termo sustentabilidade se refere a condição, capacidade ou característica de um processo, sistema ou uso que garanta sua permanência em determinado tempo, ou seja, a utilização consciente do recurso, de modo a não interferir, ou o mínimo, em sua longevidade.

Ainda que a ideia de sustentabilidade possa ser aplicada em vários cenários, é em relação às questões ambientais que o conceito ganhou maior notoriedade. Dele, veio a ideia de desenvolvimento sustentável que pauta as discussões e políticas ambientais.

Empregado pela primeira vez em 1987, o desenvolvimento sustentável visa atender as necessidades atuais sem que isso afete as condições das próximas gerações também suprirem suas demandas. Isso implica no uso consciente dos recursos naturais, na redução do consumo, na reutilização e na reciclagem dos materiais produzidos, e na criação e adoção de medidas que mitiguem ou interrompam as várias formas de poluição ambiental.

A sustentabilidade está assentada em quatro comportamentos indispensáveis:

  • O ecologicamente correto;
  • O economicamente viável;
  • O socialmente justo;
  • E o culturalmente diverso.

Ecologicamente correto

Tal comportamento parte da premissa de que deve existir um equilíbrio entre o que é retirado da natureza e aquilo que lhe é dado em troca. Isso implica no uso consciente dos recursos naturais de modo a não os esgotar e agir com respeito e consciência perante o meio ambiente em sua totalidade.

Economicamente viável

O desenvolvimento tecnológico e produtivo não deve se sobrepor a sustentabilidade e vice-versa. Ou seja, para a promoção de um desenvolvimento sustentável não é preciso frear o crescimento econômico, entretanto, é necessário pensar e adotar novas formas de produção que estejam alinhadas a uma atitude ecologicamente correta.

Socialmente justo

Sustentabilidade sem justiça social não promove desenvolvimento sustentável. Logo, é necessário investir em políticas públicas que promovam a ética, educação de qualidade, solidariedade e emprego decente à população. No curso de sustentabilidade os alunos são motivados a pensar em soluções socioambientais, por exemplo.

Culturalmente diverso

O ser humano é plural, bem como sua produção cultural. Valorizar a diversidade e promover o respeito a diferença, enfatizando a igualdade, é essencial para uma atitude e um desenvolvimento sustentável.

A cidade do Guarujá

Localizado na região metropolitana da baixada santista, o município de Guarujá, no estado de São Paulo, fica na Ilha de Santo Amaro, uma das maiores ilhas do litoral paulista, a terceira, para ser mais exato. Considerada uma estância balneária, Guarujá é conhecida por sua beleza natural e belas praias.

De clima subtropical, a vegetação predominante é a floresta ombrófila densa. Esse tipo de vegetação, que ocorre tanto na Amazônia quanto na Mata Atlântica e também é conhecido como mata de encosta, é caracterizada por uma mata sempre verde (mata perenifólia), árvores de até 40 m de altura e vegetação arbustiva densa, composta por samambaias, bromélias e palmeiras. Trata-se de uma região com temperaturas médias elevadas e muitas chuvas.

Em 2023, Guarujá foi reconhecida como Cidade Árvore do Mundo Tree Cities of the World. O título, concedido pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO-ONU) e a Fundação Arbor Day, se refere a um programa internacional liderado pelas instituições, e reconhece as cidades comprometidas com a preservação de florestas e árvores urbanas, bem como o gerenciamento sustentável do município.

Importância de um curso de sustentabilidade no Guarujá

Com base nas informações anteriores, fica evidente a atenção e a preocupação do município de Guarujá com as questões ambientais. Desempenho esse, que rendeu a cidade um reconhecimento internacional, demonstrando a eficácia do modelo de gestão ambiental adotado.

Um profissional capacitado, que compreenda as emergências e demandas ambientais, a legislação e os acordos internacionais sobre o desenvolvimento sustentável, encontra, em um local como o Guarujá, amplo espaço de atuação. Ali, o estudante do curso de sustentabilidade encontra um ambiente rico onde verá, na prática, como funciona e os resultados de uma gestão voltada as questões ambientais.

Inscreva-se no curso de ESG e seja um agente da transformação.