A sustentabilidade é importante não somente para o meio ambiente e para as pessoas em geral, mas também para empresas e organizações. Neste texto, você verá como o nosso curso sobre sustentabilidade pode ajudar o seu negócio a crescer e ser cada vez mais próspero.
O mundo mudou, está mais conectado e ágil. E com ele o consumidor também mudou o seu perfil de consumo. Uma tendência que ganha forças é a preferência pelo consumo de produtos e serviços sustentáveis.
Da mesma forma que o perfil de consumidor sofreu alterações, o perfil de negócio também deve acompanhar tais atualizações, sob pena de ficar para trás em comparação a empresas mais atualizadas e modernas.
A busca pelo lucro e a sustentabilidade, como você verá, são totalmente competitivas, na verdade, é possível obter ainda mais vantagens econômicas e comerciais ao realizar a transformação sustentável do seu negócio.
Mais do que cumprir a legislação ambiental, assim evitando multas e processos criminais, ser sustentável pode ter impacto direto na visão do cliente sobre a sua empresa e marca, impactando diretamente suas vendas.
Você está convidado a entender mais sobre a sustentabilidade, venha!
O que é sustentabilidade
Há muito a sustentabilidade deixou de ser objetivo exclusivo de Estados e entidades não governamentais.
Basicamente sustentabilidade é a capacidade de ter um equilíbrio saudável e permanente na utilização de recursos naturais, sociais e econômicos. Isto é, pode ser considerada a exploração de uma atividade comercial sem colocar em risco o sistema que a possibilita.
Apesar de ser um conceito amplo, faz parte da sustentabilidade eliminar, ou ao menos evitar, práticas e condutas que podem possibilitar o fim da atividade para gerações futuras ou anos posteriores.
Quando se fala em sustentabilidade pode se falar de três grandes eixos, que agem em conjunto e se complementam.
Sustentabilidade ambiental
Independente de área de atuação ou porte da atividade empresarial, todo negócio irá produzir desgastes naturais, por exemplo, através da eliminação de resíduos sólidos, como plásticos e papeis.
Atualmente, entende-se que uma empresa insere-se dentro de um contexto de comunidade, não estando isolada deve colaborar para diminuir seus impactos no meio ambiente.
Uma empresa pode ser ambientalmente sustentável de forma passiva, ao diminuir seus impactos no meio ambiente, mas também de forma positiva, ao realizar projetos a favor do ecossistema e da biodiversidade.
Muitas vezes a proteção ambiental pode se dar através de ações simples, como a preferência por canecas de porcelana ao invés de copos plásticos, a reciclagem e a reutilização de resíduos sólidos ou a instalação de filtros em chaminés entre muitas outras.
O investimento em sustentabilidade ambiental traz retornos positivos a empresa, afinal o seu cliente está inserido no meio ambiente e pode consumir mais se este for saudável, além da vantagem do marketing positivo e melhoria na imagem da empresa.
Sustentabilidade social
Além dos impactos ambientais, uma empresa realiza muitos contatos e relações sociais na sua rotina comercial, de modo que é necessário cuidado para que haja respeito pelas pessoas, tanto como clientes, funcionários, terceirizados ou até mesmo não envolvidos diretamente.
É de suma importância, até para evitar processos que podem ser de elevado preço, que a empresa respeite os direitos humanos, direitos dos consumidores bem como promova a inclusão e diversidade nos seus locais de trabalho.
Assim, é indicado que a empresa tenha protocolos como acompanhamentos de vendas e um RH ativo e aberto à reclamações e sugestões.
Sustentabilidade econômica
Ao falar de sustentabilidade econômica remete-se muito ao conto da galinha de ouro, isto é a empresa é um negócio que deve ser visto como de longo prazo, atitudes e ações que pretendem retirar lucros de forma irresponsável e impensada podem ameaçar a sua sobrevivência e trazer graves consequências a todos envolvidos.
Um gestor deve ter a consciência que a empresa possui responsabilidade com muitas pessoas, não somente em relação a seus sócios, diretores e acionistas, mas que há uma cadeia de famílias que dependem da sustentabilidade econômica deste negócio.
Por tal fundamental razão é importante que haja dentro da organização técnicas e ações de governança corporativa bem como a busca por modelos econômicos estáveis.
Em uma gestão empresarial é de suma importância haver ética, transparência, responsabilidade social, equilíbrio entre outros valores que levem a uma administração da empresa não como um bem pessoal, mas sim, como um projeto econômico colaborativo.
Alguns instrumentos de governança corporativa, como conselho fiscal, estatuto social transparante e bem discutido por todos, plano de integridade, podem fazer a diferença em prol de um negócio mais economicamente sustentável.
A sustentabilidade econômica pode, inclusive, colaborar para o surgimento de investidores externos, que, muitas vezes, exigem da empresa a governança corporativa e que acionistas sejam tratados com transparência e igualdade.
Em nosso curso você aprenderá tudo sobre sustentabilidade, em seus vários eixos, sendo citado exemplos práticos bem como ajudaremos a implantar os projetos e práticas sustentáveis em sua empresa.
De modo que no curso é voltado as suas necessidades do dia a dia, o que pode variar conforme a realidade de cada negócio ou setor.
Venha investir em conhecimento e sustentabilidade conosco, acesse nosso blog e conheça mais sobre sustentabilidade e sobre o ESG.