Já faz muito tempo que a sustentabilidade deixou de ser uma preocupação exclusiva de governos e ONG’s, em tempos modernos, empresas não podem ter o lucro como único objetivo, mas devem procurar diminuir seus impactos no meio ambiente que lhes rodeia.
O perfil do consumidor, em diversas áreas, não é mais o mesmo, hoje, de maneira geral, o seu cliente preocupa-se muito mais com a sustentabilidade dos produtos e serviços que consome. E é natural, independente do porte e área de atuação, que qualquer empresa produz impactos no meio ambiente, em menor ou maior grau.
No entanto, muitas vezes ser sustentável pode ser um desafio, por isto, desenvolvemos um curso que irá ajudar a sua empresa a diminuir os impactos empresariais no meio ambiente.
Continue lendo para saber como podemos auxiliar o seu negócio a ser mais sustentável.
O que é sustentabilidade?
Uma empresa pode ser, sim, sustentável, isto é obter lucros ao mesmo tempo que diminui a degradação que causa nos recursos naturais. Além de ser possível, é completamente natural que práticas sustentáveis tragam benefícios não só para o meio ambiente, mas, também, para a empresa.
Sustentabilidade é a capacidade de preservar ou manter um sistema, processo ou prática ao longo do tempo, não comprometendo a capacidade das gerações futuras de atenderem suas próprias necessidades.
Desta forma, a sustentabilidade se divide em três pilares:
1. Ambiental
O aspecto ambiental da sustentabilidade envolve o uso responsável e a preservação de recursos naturais, reduzindo o impacto negativo da ação humana, como a poluição e mudanças climáticas drásticas.
Também através da sustentabilidade ambiental se espera obter a gestão sustentável de recursos e a conservação da biodiversidade.
2. Social
Trata-se de tomar ações, programas e atitudes para diminuir o impacto que uma organização pode ter nas relações entre as pessoas e comunidades.
Uma empresa, além de obter lucros com sua atividade financeira, pode promover uma função social, que pode ser implementar ações em prol da justiça social, igualdade, saúde pública e o bem-estar geral da comunidade em que está inserida.
O aspecto social da sustentabilidade envolve não só a preocupação com o tratamento humano com clientes, mas também respeito com o cumprimento de regras e direitos trabalhistas de seus funcionários.
3. Econômico
A sustentabilidade econômica visa tornar uma atividade financeira viável em termos de longo prazo, assim, procurando eliminar ações e atitudes que podem prejudicar os lucros financeiros, mas também reduzir o impacto social e ambiental.
É, portanto, a busca pela inovação pela eficiência, bem como a criação de novos valores empresariais em prol da criação de uma cultura de desenvolvimento sustentável.
Conheça nosso curso sobre sustentabilidade
Em nosso curso você aprenderá a fundo a legislação ambiental, por exemplo, as obrigações legais impostas a empresas, como documentos jurídicos que devem ser elaborados, autorizações e alvarás ambientais que devem ser solicitados, além de estudos ambientais que todas empresas devem realizar para exercer certas atividades.
Cumprir com a legislação ambiental é muito importante para a sustentabilidade da sua empresa, pois, além de diminuir o impacto no meio ambiente, evita-se o pagamento de multas altas.
No entanto, ser sustentável vai muito além de cumprir a legislação ambiental, sendo necessário uma mudança de mentalidade e de política em todos os setores da empresa.
É necessário que a empresa tenha desde a sua criação valores em consonância com a sustentabilidade, para que, desta forma, ações e estratégias possam ser tomadas com maior naturalidade dentro do dia a dia da organização.
Em nosso curso, primeiramente você terá noção sobre a importância da sustentabilidade não somente para o meio ambiente e para as pessoas em geral, mas também para a sua empresa.
Serão repassados os principais desafios globais, sociais, ambientais e econômicos que são enfrentados pela humanidade, bem como será aprofundado os pilares da sustentabilidade, para que seja possível compreender como ocorrem as mudanças climáticas e os impactos ambientais em todo o mundo.
Em seguida sua empresa será orientada sobre como proceder com estratégias para a conservação e utilização racional de recursos naturais, como gestão de água e uso responsável de matérias-primas, com o principal objetivo de reduzir impactos negativos no meio ambiente e aumentar a preservação da biodiversidade.
Também lhe será introduzido sobre o mundo das matrizes energéticas sustentáveis, como a energia solar e eólica.
Saber explorar modelos de negócios que conciliem lucro e impacto da maneira correta é essencial para o seu sucesso financeiro, bem como para diminuir os danos produzidos pela empresa. Por isto, ajudamos a conhecer as oportunidades de negócios sustentáveis além de colaborar para o desenvolvimento de produtos mais sustentáveis.
Os princípios da governança corporativa, como transparência, equidade e ética, também são úteis para desenvolver uma organização sustentável, tanto social como ambientalmente.
Em nosso curso você terá acesso às aulas sobre governança corporativo, isto é, como ter um modelo de negócio mais consciente que traga transparência e melhores relações entre as pessoas envolvidas no negócio.
De modo geral, o nosso curso irá colaborar no desenvolvimento de um plano de sustentabilidade completamente adaptado às necessidades do seu negócio, trazendo resultados não somente em relação à preservação ambiental, mas também oportunidades financeiras.
Conheça mais sobre o nosso curso sobre sustentabilidade.