Basta apenas um jargão publicitário para você associar a Bayer à qualidade. Afinal, se é Bayer, é bom. Certo? Uma das coisas que torna essa multinacional referência no mercado é o seu comprometimento com as práticas ESG.
Cuidar do meio ambiente, da comunidade e manter uma governança transparente, reforçam a imagem de empresa comprometida com o crescimento sustentável dos negócios.
A Bayer é uma empresa alemã do ramo químico e farmacêutico que foi fundada ainda em 1863, mas que expandiu suas atividades por todo o globo.
Hoje, além de ser uma das referências do ramo em atuação no Brasil, é também um dos melhores casos de estudo sobre ESG aplicado a grandes empresas.
Visão e estratégia
A Bayer desenvolve atividades sob os pilares do cuidado ambiental e atuação socioeconômica consciente. O compromisso assumido pela companhia é de até 2030 reduzir em 30% a pegada de gases de efeito estufa no campo.
A ideia é aplicar medidas de eficiência energética e captura de carbono, de modo que o impacto da atividade industrial seja reduzida desde as primeiras etapas da cadeia produtiva, como na Iniciativa Carbono Bayer.
Outra iniciativa que reflete o compromisso da companhia para com o meio ambiente é a Bee Care, uma iniciativa global que investe em pesquisa, educação e conscientização sobre a importância das abelhas para a biodiversidade.
Mais do que estratégias da marca, essas e outras ações se alinham aos valores da empresa, que promete trabalhar sob o propósito de utilizar a ciência para uma vida melhor.
ESG do campo ao produto pronto para consumo
Para garantir a sustentabilidade de ponta a ponta no processo produtivo, a Bayer estimula seus fornecedores a trabalharem de modo mais ecológico.
No projeto desenvolvido pela companhia, os produtores podem se cadastrar no programa de créditos de carbono da Bayer e serão recompensados pelo sequestro de gases do efeito estufa.
Já nas etapas de manufatura e produção, a Bayer se comprometeu a alinhar o seu capital e investir em equipamentos e instalações que deixem a menor pegada de carbono possível.
A Bayer inclusive estabeleceu um preço a investir: para cada tonelada por metro de carbono emitida, investirá 100 euros para um fundo de combate a riscos ambientais relacionados à atividade empresarial e industrial.
Governança climática
Por se tratar de uma multinacional, a Bayer Global se preocupa com a sustentabilidade à nível global. A companhia conta com líderes treinados que trabalham para combater os riscos ambientais da atividade empresarial.
Além disso, a gestão transparente faz parte do processo, por isso, todos os anos, a Bayer publica um relatório sobre o engajamento da empresa em atividades de políticas climáticas.
Combate ao desmatamento, redução da pegada de carbono e proteção da biodiversidade são importantes aspectos do trabalho de ESG da Bayer ao redor do mundo.
Diversidade e inclusão
Inserida nos mais diversos tipos de comunidade ao redor do mundo, a Bayer assumiu com a coletividade o compromisso de estimular a diversidade e a inclusão no seu quadro de colaboradores.
Em seu site, a Bayer Global explica que sua estratégia de inclusão se baseia na cultura, no talento dos empregados, nos crescimento dos negócios através da multiculturalidade e na representatividade dos consumidores através dos diferentes colaboradores.
Um dos objetivos da companhia é alcançar a igualdade de gênero em seu quadro de colaboradores até 2030, além de aumentar o número de funcionários negros, LGBT+ ou com alguma deficiência.
Ações que geram crescimento mútuo
Esse tipo de compromisso reflete a importância de promover ações que impactam a sociedade de maneira positiva — gerando empregos e inclusão econômica e social.
Para Werner Baumann, CEO da Bayer Global, a diversidade de culturas, perspectivas e identidades contribui para o desenvolvimento de melhores estratégias de negócios, além de criar um ambiente mais inclusivo para os empregados.
Políticas estritas e transparentes
Dentre as ações da companhia, a Bayer atua de modo a prevenir danos à saúde dos colaboradores e doenças ocupacionais. Não basta preservar o meio ambiente, é preciso garantir a melhoria contínua dos processos produtivos, promovendo um ambiente de trabalho fluido e adequado aos colaboradores.
Com o time trabalhando de maneira saudável, fica mais fácil para a gigante farmacêutica cumprir com seus objetivos, como, por exemplo:
- Competir de maneira justa no mercado
- Agir com integridade e transparência nas negociações
- Equilibrar crescimento econômico com responsabilidade social e ambiental
Ao todo, a Bayer Global apresenta dez princípios de compliance corporativo que você pode consultar visitando o site oficial da companhia.
Qualidade de ponta a ponta
No campo, foca nos pilares da inovação, sustentabilidade e transformação digital, sem deixar de lado o foco nas pesquisas e novas descobertas da indústria farmacêutica que prometem tratamento para doenças renais e até mesmo câncer.
Assim, produtores e consumidores, ainda que não se conheçam, acabam fazendo parte de uma mesma cadeia de relacionamentos com foco no crescimento sustentável.
Como se pode perceber, quanto maior o impacto econômico e social, maior a responsabilidade da gestão.
Aprenda ESG!
A atuação de grandes companhias como a Bayer Global e Bayer Brasil não seria possível sem a implementação de estratégias ESG.
Boas práticas de gestão contribuem para o desenvolvimento saudável dos negócios. Vence a corrida para o sucesso quem se compromete com o meio ambiente e a comunidade.
Torne-se um especialista em ESG — Visite nosso site e faça sua inscrição!