O Banco Bradesco surgiu em 1943 quando a ideia de práticas e estratégias ESG ainda era um conceito distante. Atualmente, o Bradesco é uma das mais importantes instituições bancárias do país e se destaca por sua transparência na gestão e ações para uma melhor vida em comunidade.

Presente em diferentes ramos do setor financeiro, o Bradesco aumenta a sua responsabilidade para com a sociedade à medida que sua atuação cresce.

A seguir, acompanhe alguns pontos relevantes do trabalho do Grupo Bradesco com foco em ESG.

Educação que gera desenvolvimento

A educação de qualidade, incluindo educação financeira, faz parte dos pilares que estruturam o Grupo Bradesco. Atendendo aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) apresentados pela ONU, o grupo tem metas a cumprir até 2030.

Entre as ações da instituição, está oferecer educação de qualidade a fim de formar jovens e preparar novos talentos para o mercado de trabalho.

Esse é um aspecto que se alinha às ações que visam promover a redução das desigualdades.

Equipe qualificada para gestão ESG

O Bradesco conta com um grupo de mais de 40 profissionais totalmente dedicados à gestão ESG em seus negócios. Com uma equipe focada apenas nos aspectos ambientais, sociais e de governança, fica mais fácil corrigir erros e implantar novas estratégias.

Mais do que isso, o time ESG do Grupo Bradesco é também responsável por “conectar e disseminar a estratégia de sustentabilidade”, como informado no site do banco.

Reconhecer os riscos para gerir o impacto da atividade

O documento da Política de Responsabilidade Social, Ambiental e Climática reserva uma seção para expor o compromisso do Grupo em identificar e gerir os impactos sociais, ambientais e climáticos da atividade empresarial.

Apenas reconhecer os riscos da atividade não é suficiente. Por isso, o Grupo Bradesco afirma se comprometer a mitigar os impactos de suas atividades. As ações da companhia devem considerar os reflexos que terão na sociedade — isso inclui contribuir para aumentar a diversidade e manter a equidade tanto dentro quanto fora do ambiente de trabalho.

Como prestadora de serviço, o Bradesco reconhece também a responsabilidade de adotar critérios responsáveis e éticos para comercialização de seus produtos.

O trabalho social se estende aos contratos

Outro viés do trabalho do Grupo é a criação de impedimentos para contratação de operações de crédito por pessoas envolvidas na contratação de trabalho de mão-de-obra análoga à de escravo. Empresas e pessoas envolvidas com trabalho infantil ou exploração criminosa (infantil, prostituição, mineração ilegal) ficam também impedida de contratar com o Bradesco.

Dessa forma, o Bradesco reforça o seu compromisso com uma sociedade mais justa— e sem precisar financiar atividade criminosa para lucrar.

O setor financeiro também é responsável pelo meio ambiente

Dentre as diretrizes do Grupo, está a preparação para enfrentar as mudanças climáticas. Um dos compromissos é o apoio a clientes e fornecedores a transacionarem para uma atuação com baixa emissão de carbono.

O Banco também se compromete em sua atividade a apoiar padrões de consumo com menos geração de carbono e outros gases poluentes. A atuação sustentável do Bradesco começa dentro da empresa: com a adoção de práticas alinhadas à proteção do meio ambiente.

O objetivo é garantir o uso consciente de recursos naturais, além de trabalhar para impulsionar outros negócios que trabalham para o desenvolvimento socioambiental sustentável.

Conscientização para todos

Acionistas e investidores entram na lista de agentes a serem educados sobre questões ambientais e o engajamento do Grupo Bradesco com a causa. A empresa utiliza os canais de comunicação para informar sobre as práticas, indicadores e resultados das práticas ESG.

Fornecedores também são incentivados a trabalhar de maneira sustentável, cuidando do meio ambiente e da sociedade em que estão inseridos.

Entretanto, por ser uma instituição financeira, a atuação em relação ao meio ambiente é mais indireta, de fomento e conscientização.

Trabalho conjunto para um mundo melhor


A gestão deve estar comprometida com as diretrizes ESG para que colaboradores também se engajem na causa. Lideranças treinadas trabalham para promover o constante respeito aos direitos humanos, igualdade e diversidade no ambiente de trabalho.

O Bradesco segue o fundamento de que é possível transformar vidas através do desenvolvimento de competências essenciais. Dentre essas competências, está o trabalho voluntário — fundamental para aproximar a empresa da comunidade, além de incentivar a cidadania.

Atuação conectada

Na estrutura de governança do Bradesco, o Comitê de Sustentabilidade e Diversidade trabalha em conjunto com o Conselho de Administração para que as estratégias de desenvolvimento econômico estejam alinhadas à responsabilidade social, ambiental e climática da organização.

Os compromissos voluntários do Grupo Bradesco são integrados aos processos, práticas e negócios, entre eles, alguns com foco em aumentar a igualdade de gênero, e o estímulo ao trabalho ético.

Alinhamento entre expectativas e trabalho compromissado

As diferentes políticas colocadas em prática pelo Grupo Bradesco mostram que o desenvolvimento econômico não é barrado pela sustentabilidade. Pelo contrário, instituições bancárias, como financiadoras de diferentes negócios no Brasil e no mundo, devem assumir o compromisso de cuidar do meio ambiente e da sociedade.

Outros aspectos das estratégias do Grupo Bradesco podem ser acessadas em seu site oficial.

O Bradesco é um caso 100% brasileiro de como as práticas ESG se alinham à atuação do mercado financeiro.

Para saber mais sobre esse e outros casos, visite nosso blog.

Torne-se um especialista em ESG — Acesse e faça sua inscrição!