A indústria petroquímica é uma área da indústria química que se concentra na produção de produtos químicos derivados do petróleo e do gás natural. Isso inclui a produção de termoplásticos, como é o caso da Braskem.

Considerada a única petroquímica de primeira e segunda geração de resinas termoplásticas no Brasil, a Braskem promete a melhor escala de produção, além de eficiência operacional.

Em razão do manuseio de material químico e altamente poluente, as petroquímicas representam risco ao meio ambiente e devem se atentar a certos cuidados e explorar ao máximo as práticas ESG para evitar, reduzir e conter eventuais danos.

O trabalho das petroquímicas alcança diversos setores

A indústria petroquímica envolve a transformação da matéria-prima em uma ampla variedade de produtos, como plásticos, fibras sintéticas, solventes, tintas, adesivos, fertilizantes, entre outros.

Da garrafa de água plástica aos herbicidas das pequenas hortas ou grandes plantações, a indústria está presente fornecendo insumos básicos como eteno, propeno, butadieno, benzeno, tolueno, cloro, soda e solventes.

No caso da Braskem, as matérias-primas mais utilizadas são: petróleo bruto, gás natural, propeno e sal.

Responsabilidade ambiental proporcional ao risco

A Braskem tem uma Política Global de Desenvolvimento Sustentável bastante estruturada, em que expõe seu foco no crescimento ambiental, preservação ambiental e justiça social. As parcerias firmadas devem satisfazer as partes interessadas hoje e também no futuro.

O comprometimento com as causas ambientais vem demonstrado por meio de operações ecoeficientes que prezam pelo uso adequado da água, energia, que contribuam para a redução na emissão de gases poluentes e outros do efeito estufa.

Importante no setor de tecnologia, para o desenvolvimento de novos produtos e geração de empregos, a Braskem se destaca também pelo investimento em fontes renováveis de geração de energia como a energia eólica e solar.

Uso racional de recursos e sustentabilidade

Ao cuidar do planeta para as futuras gerações, a Braskem, na posição de indústria química, apresenta em sua Política o comprometimento com uma melhor gestão de recursos, preservação da biodiversidade e ecossistemas.

O tratamento de lixo produzido e resíduos faz parte das ações que buscam minimizar os riscos da atividade industrial por eles praticada.

Além disso, políticas ESG adequadas devem prezar também pela oferta de produtos sustentáveis e promover um estilo de vida adequado à proteção ambiental.

Analisar e se preparar para agir

A Política da empresa informa que deverá ser dada atenção especial à gestão dos riscos aos Direitos Humanos. Com isso, deve-se levar em consideração a geração de emprego e renda, estimulando a contratação de pessoas da região em que as operações estão acontecendo.

É preciso também manter diálogo aberto e direito com as comunidades, respeitando a herança histórica de cada lugar.

Em se tratando de sustentabilidade, a Braskem se coloca em posição de aprendiz, ao avaliar os temas relacionados, considerando o seu aspecto produtivo. A busca é pela compreensão de como evoluir economicamente, mas de maneira sustentável.

Eliminação de resíduos plásticos

Grandes empresas como a Braskem, trabalham diariamente com toneladas de produtos. A meta da companhia é incluir pelo menos 300 mil toneladas de produtos feitos com conteúdo reciclado até 2025.

Para isso, a empresa se estruturou de modo a promover a reciclagem mecânica e química dos resíduos. Assim, o material recolhido por cooperativas passa por diferentes processos antes de serem utilizados na manufatura de outros produtos.

Uma garrafa pet pode se tornar um brinquedo para pets, e essa é apenas um dos exemplos de uso dos materiais reciclados pela indústria.

Conexão direta com a administração

A Braskem tenta manter uma gestão transparente e íntegra, pautada pela ética e comunicação. A gestão da companhia deve permitir que a atividade da empresa se prolongue, de maneira perene.

Isso obriga gestores a olharem para a evolução econômica do grupo de maneira estratégica. O desenvolvimento sustentável se torna um dos pilares da atuação da companhia, junto à ética e a promoção da igualdade.

O Conselho Administrativo tem contato direto com o Comitê de Estratégia, Comunicação e ESG. O comitê faz a conexão direta entre os administradores e os assuntos mais importantes para a saúde da empresa.

Ao garantir a aplicação segura e responsável de estratégias ESG, tanto a Braskem, quanto todas as outras empresas comprometidas com essa abordagem, constroem uma imagem mais otimista, positiva e limpa sobre sua atuação – independente do ramo.

Integração com a comunidade

Na página da Braskem, é possível conhecer todos os projetos apoiados pela marca. Patrocínios e doações também são estratégias da empresa para fomentar o desenvolvimento sustentável e outras ações positivas.

Ao restringir os projetos apoiados às regiões em que a Braskem está instalada, ela reforça seu compromisso com a comunidade local.

Entretanto, os projetos devem estar alinhados aos princípios éticos e profissionais da Braskem. Isso exclui grupos que não prezam pela transparência, ou que existam apenas para fins artísticos.

Precisão e evolução a longo prazo

As práticas ESG contribuem para a perenidade das empresas, contribuindo, em diversos aspectos, incluindo posicionamento no mercado — o que torna as empresas mais atrativas para investidores.

Apenas em 2021, a Braskem distribuiu mais de 7 milhões em dividendos. Esse é o reflexo de uma administração que acredita no trabalho que faz, mas que se adapta às mudanças que o mundo oferece.

Visite nosso blog para conhecer outros casos de sucesso em ESG.

Inscreva-se no Curso ESG — Torne-se um especialista!