A Embraer é um dos maiores conglomerados aeroespaciais e de defesa do mundo. A empresa foi criada em 1969 e é líder nos segmentos em que atua nos mercados de aviação comercial, executiva, defesa & cibersegurança. De acordo com o último relatório de desempenho financeiro a Embraer teve lucro de R $119,2 milhões no 4º trimestre. A empresa afirma que a previsão de receitas até 2027 será de 8 bilhões de dólares.
Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela empresa decola de algum aeroporto. A empresa transporta, anualmente, cerca de 145 milhões de pessoas ao redor do planeta. A empresa é a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil, com operações e escritórios em todos os continentes. Desde de 2008, a Embraer é signatária e reafirma, constantemente, seu compromisso com o Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU).
Hoje a empresa possui cerca de 18.000 colaboradores e fomenta um ecossistema de geração e disseminação de conhecimento que estimula a formação de qualidade de seus colaboradores buscando promover um desenvolvimento científico e tentando impactar positivamente a sociedade como um todo.
Quais as medidas implantadas?
Desta forma, a Embraer lançou, em agosto de 2021, novos compromissos e metas ESG. Entre elas estão a possibilidade de atingir a neutralidade de carbono nas operações da empresa até 2040, usando 100% de energia de fontes renováveis e aumentando de forma escalonada o uso de combustível sustentável de avião.
A empresa dividiu suas ações de acordo na área de ESG de acordo com a sua histórica atuação em responsabilidade social. A empresa estabeleceu então metas de longo prazo com foco na descarbonização e no reforço à sua histórica atuação em responsabilidade social. Abaixo vamos conhecer como a Embraer pensou suas ações nos próximos anos.
Metas para o ESG
A área de Environment (meio ambiente) a empresa estabeleceu como metas:
- O crescimento neutro em carbono, a ação teve início em 2022;
- Ter energia elétrica 100% proveniente de fontes renováveis até 2030;
- Aumentar a neutralidade em carbono nas operações até 2040;
- E desenvolver produtos para uma aviação zero carbono até 2050.
Na área social, a Embraer desenvolveu compromissos focados na área de diversidade, inclusão e educação. Suas metas são:
- Treinamento contínuo em diversidade & inclusão para 100% dos cargos de liderança. A ideia da empresa era realizar o treinamento para todos os colaboradores até o final de 2023;
- Manter aprovação superior a 80% dos estudantes de Ensino Médio dos colégios Embraer em universidades públicas;
- A empresa estabeleceu o compromisso de ter 50% de diversidade nas contratações em todos os programas de entrada na companhia até 2025;
- Além disso, ela também estabeleceu que os programas de mestrado em engenharia aeronáutica da Embraer precisam ser ocupados por 25% das mulheres até 2025;
- A empresa se comprometeu a promover a qualificação profissional na área de tecnologia para 1500 pessoas minorizadas por meio do programa Social tech, a proposta é que essa ação seja desenvolvida até 2025;
- A Embraer busca também, com suas metas, ter 20% de mulheres em posições de liderança sênior até 2025.
No setor de Governança a Embraer estabeleceu três metas, que são:
- A criação de um programa robusto de ética e compliance que serão totalmente alinhado com as normas globais;
- Manter, por meio de ações rotineiras, o mais altos padrões internacionais de governança;
- A outra meta estabelecida é a permanência do alto padrão de segurança dos produtos e o compromisso de se manter alinhado com as exigências internacionais.
O que buscam alcançar nos próximos anos
Por fim, a empresa busca estabelecer seus compromissos e metas baseado em seus valores que foram construídos de forma coletiva, formados por meio de uma base sólida, fundamentada na ética e na integridade. A empresa sempre desenvolveu ciência e tecnologia onde busca, por meio de suas ações, gerar valor para seus clientes, acionistas e colaboradores. De acordo com o diretor-presidente da Embraer, Francisco Gomes Neto, a empresa reconhece a urgência da crise climática e está totalmente comprometida com um futuro mais sustentável.
Dessa forma, a criação das metas e dos compromissos a longo prazo faz parte dos esforços, que são necessários, para minimizar a pegada de carbono e apresentar soluções mais inovadoras para garantir um futuro mais sustentável.
Ações como as apresentadas pela Embraer são necessárias para que as empresas comecem a minimizar os impactos no meio ambiente e construir um mundo mais justo e responsável mantendo os melhores processos de administração. Desta forma, um bom caminho para começar a entender e conhecer o universo que envolve o ESG é estudando sobre o assunto. Dessa forma, o curso desenvolvido pela renomada professora e mestre Marina Oliveira pode ser um caminho inicial nesse processo.
O curso foi criado pensando o tema do básico ao avançado, buscando oferecer ao aluno todos os tópicos que permeiam o tema ESG, passando, por exemplos práticos para que o aluno consiga entender como aplicar os conhecimentos adquiridos. Aproveite a oportunidade de se destacar no mercado e impulsionar sua carreira! Inscreva-se no curso de ESG da professora e mestre Marina Oliveira e adquira conhecimentos atualizados sobre práticas sustentáveis, responsabilidade social e governança corporativa.
Esteja na vanguarda das tendências empresariais e abra portas para novas oportunidades. Não perca tempo, inscreva-se hoje mesmo e invista no seu futuro!