O conceito de ESG tem sido cada vez mais discutido nos últimos anos, para que ações relacionadas a práticas ambientais, sociais e de governança sejam colocadas em prática.

O que acontece é que muitos gestores possuem dúvidas sobre como colocar isso em prática, e se essas ações são acessíveis a todas as empresas, e sim, o conceito de ESG pode ser aplicado em grandes ou pequenas empresas.

Hoje vamos falar um pouco mais sobre como a Magazine Luiza aplica esses conceitos na prática, criando ações sustentáveis e reduzindo os impactos ao meio ambiente. Acompanhe a seguir!

Principais benefícios das práticas do ESG

Quando uma empresa passa a colocar em prática as ações do ESG, isso pode trazer grandes benefícios como desenvolvimento dos negócios, mais produtividade pelos funcionários, mais eficiência, a chance de atrair bons talentos e se destacar no mercado.

Além disso, muitos consumidores de hoje em dia estão priorizando comprar de empresas que adotam essas práticas. Por conta disso, além de entregar o melhor produto ou serviço ao cliente, também é necessário mostrar sua competência e a preocupação com o desenvolvimento sustentável.

A Magazine Luiza é uma das empresas que trabalham baseadas nos conceitos e pilares do ESG, ou seja, adota práticas sustentáveis dentro das suas possibilidades. Assim, cada vez mais pessoas são atraídas e o mercado é ampliado.

Como essas práticas podem ser implementadas?

Aplicar os conceitos de ESG em uma empresa é um processo mais complexo do que parece, afinal, é necessário muito esforço para conseguir se adaptar a tantos processos, além de também criar um compromisso para aplicar melhorias constantemente.

Por conta disso, o ideal é que um curso de ESG seja feito, para que os profissionais líderes e gestores de empresas consigam aplicar essas ações dentro da organização de forma eficiente, responsável e segura.

O grande desafio é fazer com que essas práticas adotadas sejam penduradas por muitos anos dentro da empresa, e com o impacto delas, todos os setores serão beneficiados, principalmente os lucros.

Quando a sustentabilidade é colocada em prática, é mais simples conquistar clientes, satisfazê-los, atrair novos consumidores e fidelizá-los, afinal, muitos deles procuram consumir produtos e serviços de empresas que se preocupam com o meio ambiente.

Negócios do futuro

Os negócios que possuem visão de futuro nascem com o objetivo de trazer impacto positivos para o mundo, e com isso, o crescimento desses negócios é muito mais rápido do que o de outras empresas.

As ações voltadas ao direito dos colaboradores, à comunidade, à sociedade e também a preocupação com a poluição, emissão de carbono, uso indevido de energia ou água, por exemplo, fazem com que as empresas sejam bem vistas no mercado.

Através do conceito de ESG é possível se comunicar melhor em relação à sustentabilidade, seja através de mudanças dentro da cultura da empresa ou nas operações.

O principal objetivo é sempre criar impactos positivos, fortalecendo ainda mais a relação entre os clientes, os colaboradores e os líderes da empresa.

Grandes pilares do ESG

Questão ambiental

Com o aumento do e-commerce, muitas pessoas passaram a comprar mais produtos através de alguns cliques, e como consequência, a quantidade de embalagens de papel e de plástico também aumentaram.

Isso leva a uma questão ambiental, que é um dos pilares do ESG. O consumidor não deve deixar de comprar, mas sim as empresas devem ter a preocupação com o tipo de lixo que produzem, em como serão descartados e se poderão ser reutilizados ou não.

Questão social

O setor de consumo também possui um quadro de funcionários muito maior do que outros setores, e por isso, quando falamos sobre o pilar e questão social, é necessário pensar diretamente na mão de obra.

Esse ponto é muito importante, principalmente com o avanço do meio digital. Por isso, é necessário que os gestores de empresas se esforcem para gerenciar o trabalho de atendimento ao cliente das empresas e oferecer um ambiente adequado aos colaboradores.

Assim, com segurança, acesso à saúde, benefícios e organização, é possível fazer com que a produtividade seja maior, e a força de trabalho traga vantagens para o mercado.

Gestão de governança

O terceiro e último pilar do ESG é um ponto chave para todos os negócios, independente do setor em que atuam ou do tamanho da empresa.

Em empresas grandes, como a Magazine Luiza, por exemplo, podemos observar que o padrão de governança é bem alto, o que traz benefícios não só para a própria empresa mas também para os consumidores.

Conheça o curso de ESG

Depois de entender melhor sobre como funciona o ESG, como ele pode ser aplicado nas empresas e principalmente como a Magazine Luiza aplica esses conceitos na prática, é necessário se atentar a algumas questões.

O curso de ESG se torna essencial para que os colaboradores sejam capacitados para colocar ações desse conceito em prática dentro da empresa.

Dessa forma, é possível observar que o tema de sustentabilidade, preocupação com o meio ambiente e desenvolvimento econômico sejam discutidos e façam parte da realidade da empresa.

Para saber mais sobre o curso, entre em contato agora mesmo conosco e se inscreva. Assim, você pode usufruir dos benefícios dessas práticas no seu negócio!