A Mastercard é uma empresa global que também tem se destacado no contexto de ESG (Environmental, Social, and Governance) ou ASG (Ambiental, Social e Governança, em português). A empresa reconhece a importância de incorporar considerações ambientais, sociais e de governança em suas práticas e estratégias de negócios.
Em nosso blog sempre trazemos estudos de caso com exemplos de sucesso de grandes empresas que adotaram os princípios ESG em suas atividades. Por isso, continue a leitura para analisar esse caso e aprender com a empresa!
ESG no Mastercard: como a empresa tem se destacado?
A Mastercard aplica o conceito de ESG em diversas áreas de sua atuação, visando integrar considerações ambientais, sociais e de governança na realização das suas atividades.
Assim, há diversos objetivos relacionados ao conceito de ESG, como a Redução das emissões de gases de efeito estufa, conservação de recursos, inclusão financeira, ética e transparência, entre outros que veremos a seguir.
Meio ambiente
A Mastercard é a primeira empresa de pagamentos que definiu metas baseadas em dados científicos para garantir uma gestão ambiental. Assim, as metas foram traçadas no Acordo de Paris e destacam-se as seguintes:
- Redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE): a Mastercard assumiu o compromisso de reduzir as emissões absolutas de gases de efeito estufa (GEE) dos escopos 1 e 2 em 38% até 2025, em relação ao ano base de 2016. Além disso, a empresa também se compromete a reduzir as emissões absolutas de GEE do escopo 3 em 20% no mesmo período-alvo;
- Edifícios sustentáveis: os prédios da Mastercard possuem certificado da Liderança em Energia e Design Ambiental (LEED). Além disso, cerca de 85% dos espaços da empresa atendem aos padrões de certificação sustentáveis locais ou internacionais;
- Energia renovável: a Mastercard faz parte da RE100, uma coalizão de empresas líderes comprometidas em trabalhar rumo a emissões de carbono zero, para formalizar nosso compromisso de obter 100% de eletricidade proveniente de fontes renováveis em todas as nossas operações globais;
- Pagamentos mais ecológicos: a empresa tem reduzido o uso de plástico de primeira utilização na fabricação de seus cartões. O padrão já foi adotado por mais de 60 instituições financeiras, que estão emitindo cartões feitos de 28 materiais distintos provenientes de plásticos recicláveis, de origem biológica, sem cloro, degradáveis e que não poluem os oceanos.
Sustentabilidade social
Quanto à sustentabilidade social, o objetivo principal da empresa é promover a conexão entre pessoas e empresas, proporcionando segurança financeira e fornecendo as ferramentas necessárias para que os trabalhadores possam prosperar em um cenário de rápidas mudanças.
Assim, a Mastercard busca garantir que o desenvolvimento econômico seja inclusivo, ao mesmo tempo em que explora o campo da ciência de dados para gerar impacto social positivo.
Um dos principais objetivos é trazer mais pessoas para a economia digital, fortalecendo os sistemas, capacitando os usuários e impulsionando um crescimento inclusivo. Assim, a empresa promove a inclusão financeira, que visa trazer um total de 1 bilhão de pessoas para o sistema financeiro digital até 2025. Através desse esforço, a meta é criar oportunidades e abrir caminhos para uma participação mais ampla e equitativa na economia global.
Entre as ações práticas da empresa estão:
- Filantropia: programas de voluntariado dos funcionários com objetivo de retribuir à comunidade;
- Inovação e diversidade: apoio à cultura da inclusão e pertencimento à empresa;
- Laboratório para inclusão financeira: por meio da inovação a empresa propõe formas de garantir que o acesso financeiro seja inclusivo.
Governança
A estrutura de governança do Mastercard é projetada para permitir que diretores independentes, experientes e talentosos ofereçam conselhos, insights, orientações e supervisão para promover os interesses da empresa e de nossos acionistas.
Assim, há muito tempo, a companhia mantém padrões rigorosos de governança e um compromisso com relatórios financeiros transparentes e sólidos controles internos. Essa abordagem garante a prestação de contas, a transparência e a confiança nas operações. Entenda:
- Ética e transparência: a Mastercard mantém altos padrões éticos e de conformidade regulatória em suas operações. A empresa tem uma estrutura de governança sólida, com práticas transparentes e prestação de contas;
- Engajamento dos stakeholders: a Mastercard busca o diálogo aberto e contínuo com seus stakeholders, incluindo clientes, acionistas, colaboradores e comunidades, promovendo a participação e considerando seus interesses em suas tomadas de decisão;
- Cultura corporativa: a Mastercard valoriza uma cultura corporativa baseada em princípios éticos, integridade e responsabilidade social, refletindo-se nas ações e comportamentos de seus colaboradores.
Essas são apenas algumas das maneiras pelas quais a Mastercard aplica os princípios de ESG em suas operações. A empresa está comprometida em impulsionar práticas responsáveis e sustentáveis, considerando os aspectos ambientais, sociais e de governança em todas as áreas de seu negócio.
Faça como a Mastercard: aplique ESG nos seus negócios
O estudo de caso da Mastercard nos mostra ótimas ideias de ESG, já que a empresa apresenta padrões muito bem definidos quando falamos em impactos sociais e ambientais positivos, além de estratégias eficientes de governança. A ética e transparência, além de uma forte cultura corporativa estão entre os pontos fortes da Mastercard. Hoje, a empresa é uma das maiores do segmento de pagamentos com cartão e uma das pioneiras a reduzir o uso de plástico.
Faça como a Mastercard! Acesse nosso site e saiba mais sobre o nosso curso de ESG.