Podemos observar que a sustentabilidade está cada vez mais presente em muitos processos de produção de empresas, principalmente grandes empresas que se preocupam com o meio ambiente, com as práticas sociais e a governança.

Esses três pilares estão relacionados ao ESG, e a Microsoft é uma empresa que tem buscado cada vez mais investir nessas práticas e ações, e com isso, tem se destacado no mercado.

Para que você possa entender melhor sobre o assunto, trouxemos algumas informações sobre as práticas do ESG nas empresas e como a Microsoft tem aplicado isso. Acompanhe a seguir!

Empresa com responsabilidade social

A empresa Microsoft tem aplicado muitas estratégias, principalmente dentro do setor de marketing, para que os pilares do ESG sejam reforçados na empresa.

A equipe de marketing passou a mapear os fornecedores que contribuem para essas práticas, como aqueles que possuem uma produção mais responsável, se preocupam com o desenvolvimento humano e também não trazem impactos negativos ao meio ambiente.

O grande objetivo dessa estratégia é evitar o desperdício, afinal, é possível adotar algumas práticas sustentáveis em todas as áreas da empresa.

Um dos maiores desafios foi encontrar fornecedores que estivessem compatíveis com essa questão da sustentabilidade, afinal, eles estão em diferentes categorias, como camisetas, alimentação, fotos, bebidas e transportes também.

Isso porque, em grandes eventos onde a equipe de marketing da Microsoft atua existem muitos produtos que são confeccionados para oferecer aos consumidores e investidores que podem ser de fornecedores mais sustentáveis.

Por isso, é importante se atentar a como esses produtos são fabricados, afinal, o objetivo é evitar o desperdício.

Iniciativas inovadoras

Para a empresa Microsoft Brasil, as práticas sustentáveis no marketing estão relacionadas não só a utilizar produtos recicláveis ou de materiais sustentáveis, mas sim aplicar conceitos relacionados a práticas sociais.

Assim, além dessas iniciativas nos produtos propriamente ditos, a Microsoft também passou a dar prioridade na contratação de empresas que trabalham através da economia circular, ou seja, que destinam os seus resíduos da forma correta.

Com isso, diversos materiais podem ser doados, reciclados e reflorestados, sendo reaproveitados para outros fins e contribuindo para o meio ambiente.

Muitos outros critérios também foram adotados pela Microsoft, como por exemplo, durante o patrocínio de eventos externos, apresentando sempre os conceitos do ESG, como ele pode ser aplicado na prática, quais ações podem ser estruturadas e muito mais.

Assim, toda a cadeia de produção da empresa passa a ser mais sustentável, contribuindo não só para o meio ambiente, mas também para ajudar a fazer com que a organização ganhe destaque no mercado, afinal, muitos consumidores dão prioridade para empresas que se preocupam com o meio ambiente.

Principais pilares do ESG

As práticas e ações do ESG contam com alguns pilares muito importantes, e se você deseja aplicar esse conceito na sua empresa, além de investir em um curso de ESG para entender melhor sobre o assunto, é necessário conhecer esses pilares. Entenda mais a seguir!

Preocupação ambiental

O primeiro pilar do ESG está relacionado à preocupação ambiental, ou seja, ações que estão relacionadas à preservação do meio ambiente.

Dentre elas, podemos destacar a emissão reduzida de carbono, a gestão eficiente de resíduos, o uso de energia limpa, de recursos naturais e também a preservação da biodiversidade.

Preocupação social

Outro pilar que envolve as práticas do ESG é a preocupação social, ou seja, se atentar a todas as questões que podem impactar a comunidade em que a empresa está inserida, como por exemplo trabalhar para um trabalho justo, aplicar os direitos humanos, inclusão, diversidade e trazer mais segurança para o ambiente de trabalho.

Governança

As práticas de governança do ESG envolvem a maneira com que a empresa é gerenciada, ou seja, está relacionada com a administração.

Nesse pilar, algumas estratégias como responsabilidade, transparência e ética são colocadas em prática nos negócios. Quando existe uma boa governança, a empresa passa a ser melhor gerenciada, e com isso, todos os interesses e objetivos estão alinhados.

Como um curso de ESG pode ajudar a aplicar isso

Implementar as práticas e conceitos do ESG nas empresas pode ser um grande desafio, justamente por isso, é ideal contar com um curso para te ajudar nessa missão.

A partir dessa implementação, é possível observar muitos benefícios para a empresa, principalmente relacionados a trazer uma boa imagem para o mercado, reduzir os custos, os riscos e também fazer com que os colaboradores estejam mais engajados com as políticas.

Além disso, é claro que não podemos deixar de citar a importância de manter ações mais sustentáveis. Todas as empresas podem aplicar os conceitos de ESG, independente do tamanho e do setor de atuação.

Mesmo que as empresas maiores possam ter mais recursos para isso, através do curso de ESG é possível ter um norte sobre como adotar essas ações e ter acesso a esses benefícios.

Se você deseja ter uma empresa mais sustentável e responsável, os pilares do ESG devem ser aplicados e abordados de maneira integrada. Assim, a empresa passa a trabalhar para cumprir a mesma meta.

Inscreva-se agora mesmo no curso de ESG , se capacite como profissional e veja como essas ações podem ser interessantes para o seu negócio!