A Natura tem um case de sucesso tão grande envolvendo ESG que é difícil falar em sustentabilidade e impactos sociais positivos sem pensar na empresa. Não é à toa que a Natura lidera o ranking de empresas mais associadas à sustentabilidade no Brasil.

Porém, esse título não chegou por acaso e a empresa de cosméticos tem um histórico inspirador quando falamos em ESG. Há muitas ações no percurso da Natura que podem inspirar outras empresas, sejam elas do mesmo nicho ou não. Por isso, hoje vamos trazer um estudo de caso sobre a Natura, a líder em sustentabilidade no Brasil.

Continue a leitura e saiba mais!

A Natura é uma empresa focada em ESG

Mesmo antes da sigla ESG (Environmental, Social and Governance) ser amplamente conhecida como é hoje, a Natura já era uma empresa focada nesses princípios.

Desde a sua fundação em 1969, a empresa tem se esforçado incansavelmente para incorporar a sustentabilidade em suas estratégias. Buscando ampla divulgação de informações e estabelecendo metas ambiciosas, ela construiu uma sólida reputação ao tratar seus diversos stakeholders de maneira responsável.

Assim, com o propósito de alcançar resultados sociais, ambientais e financeiros por meio da utilização de ingredientes sustentáveis provenientes da Amazônia, a sociedade pode observar como a empresa está transformando desafios socioambientais em oportunidades de negócios, desde um período no qual a sustentabilidade não era uma pauta urgente como nos dias atuais.

Conheça as principais práticas de ESG na empresa

A Natura definitivamente é uma empresa que dispensa apresentações. Toda a sociedade conhece ao menos parte do trabalho da companhia em relação aos impactos ambientais e sociais positivos. A Natura coleciona boas práticas ao longo das décadas de existência hoje continua se adequando às demandas atuais e caminhando à frente do seu tempo.

Por isso, relembre as práticas de ESG da empresa e conheça as atuais:

Uso de refis e reciclagem de embalagens

O uso de refis é popular no Brasil graças às campanhas da Natura. Além do produto ser positivo ao meio ambiente, o refil também oferece um melhor custo-benefício ao cliente, o que incentiva o uso. Dessa forma, o uso dos refis da Natura promoveu a conscientização ambiental e facilitou o acesso da população com menor poder aquisitivo aos produtos. Ponto duplo para a Natura no quesito ESG!

Beleza de verdade

Hoje muito se fala sobre o empoderamento feminino e ações positivas pela autoestima feminina. Contudo, a Natura mais uma vez esteve à frente do seu tempo quando foi pioneira, nos anos 1990, lançando a campanha “beleza de verdade”. O objetivo foi quebrar padrões de beleza celebrando a diversidade racial, de idade, tamanhos e estéticas não vistas em campanhas publicitárias naquele momento.

Celebração da biodiversidade brasileira

No início dos anos 2000, a Natura lançou a linha Ekos, com o objetivo de celebrar a biodiversidade do Brasil. Ao mesmo tempo em que apresentava novos ativos nacionais ao mercado, a marca também criou iniciativas pela preservação da floresta amazônica e geração de renda para a população local.

Ainda hoje, a linha Ekos é responsável por gerar renda para quase 60 famílias da população ribeirinha na coleta de matéria-prima na Amazônia. Impacto positivo para o meio ambiente e também para a população em situação de vulnerabilidade social.

Uma empresa carbono-neutra

Desde o final dos anos 90 a Natura começou a se preocupar com a emissão de carbono e em 2007 passou a ser carbono-neutra. Em 2014, a Natura se tornou a primeira companhia de capital aberto do Brasil a conseguir o certificado B, uma certificação internacional que comprova o compromisso da Natura com a sustentabilidade e a diversidade em seu time.

Metas presentes

Hoje, a Natura tem como objetivos garantir a equidade de gênero. Para isso, a meta é alcançar até o final de 2023 o número de 35% de mulheres em cargos de alta liderança. Outra meta é conseguir ter 50% de mulheres na administração, garantindo igualdade salarial.

Ser uma empresa ESG é um caminho para o sucesso

A Natura é uma empresa que tem se destacado no contexto de ESG desde sua fundação em 1969. Como vimos, a empresa tem colocado um forte foco na integração da sustentabilidade em sua estratégia e práticas de negócios.

Em relação aos aspectos ambientais, a Natura tem se empenhado em minimizar seu impacto no meio ambiente por meio de práticas de produção sustentáveis, buscando reduzir o consumo de recursos naturais, minimizando a emissão de poluentes e desenvolvendo embalagens eco-friendly. Além disso, a Natura valoriza a biodiversidade e busca utilizar ingredientes naturais provenientes da Amazônia de forma sustentável, contribuindo para a conservação da região.

No que diz respeito aos aspectos sociais, a Natura tem desenvolvido diversas iniciativas voltadas para o bem-estar de seus colaboradores e das comunidades onde atua. A empresa promove programas de inclusão e diversidade, valorizando a equidade de gênero e a representatividade. Além disso, a Natura busca estabelecer parcerias com comunidades locais, incentivando o desenvolvimento socioeconômico e a valorização cultural.

Em termos de governança, a Natura adota práticas transparentes e éticas em sua gestão. A empresa mantém um diálogo aberto com seus stakeholders, promovendo a participação e o engajamento dos diversos públicos envolvidos. Além disso, a Natura busca as melhores práticas de governança corporativa, garantindo uma gestão responsável e eficiente.

Aprenda mais sobre ESG com o nosso curso

A Natura é um dos maiores cases de sucesso envolvendo os princípios ESG e a sua empresa pode trilhar o mesmo caminho! Acesse nosso site e saiba mais sobre o nosso curso.