O tema sustentabilidade tem sido cada vez mais discutido, não apenas em empresas, mas também pelos consumidores. Por conta disso, a forma com que a empresa lida com assuntos de meio ambiente, ação social e governança são importantes para a relação com o cliente.

Hoje em dia, grande parte das empresas afirmam que possuem os valores do ESG como um norte para criar suas estratégias e fazer bons negócios, onde o objetivo é sempre se destacar no mercado.

Grandes empresas, como a Netflix, aplicam esses conceitos em suas operações, e para que você possa entender melhor sobre o assunto, trouxemos algumas informações sobre como isso funciona na prática. Acompanhe a seguir!

ESG aplicada à Netflix

O ESG é um conceito que foi estabelecido para avaliar qual o desempenho que as empresas possuem quando o assunto são meio ambiente, questões sociais e de governança.

Esses pilares levam em consideração quais são os impactos ambientais que as empresas possuem, assim como o desenvolvimento ou proteção do capital.

Já na governança, podemos levar em consideração como os líderes lidam com a diversidade e a inclusão da empresa, criando ações e estratégias para incentivar isso, além de também influenciar na tomada de decisões.

A questão social do ESG está relacionada a como a empresa age com seus colaboradores internos, ou seja, se os direitos deles são preservados, se eles se preocupam com questões sociais e muito mais.

Um dos maiores desafios de implementar o ESG é justamente manter esses pilares alinhados, e por isso, para que os benefícios sejam observados como na Netflix, o ideal é sempre se manter capacitado e atualizado sobre o assunto, como através de um curso ESG.

Como o ESG pode melhorar a satisfação do cliente?

Além de melhorar o posicionamento da empresa no mercado, os princípios do ESG também podem influenciar em como os clientes se sentem satisfeitos com a empresa, além de contribuir para a visão positiva ou não que possuem da marca.

Muitos cenários fizeram com que os consumidores se atentassem mais a esse ponto, ou seja, eles procuram empresas que se preocupam com questões ambientais e sociais, principalmente pela preservação das gerações futuras.

Com isso, as empresas precisam se manter adequadas sobre essas questões de sustentabilidade, e não apenas em oferecer um produto de qualidade, mas mostrar os seus valores e se manter presente nas ações sociais e ambientais.

Como consequência, a maneira de produção é alterada, afinal, os fornecedores passam a ser mais valorizados, o uso de recursos é otimizado e os investimentos são mais certeiros.

Assim é possível atingir os clientes que estão de fato preocupados com o desenvolvimento sustentável e analisam de perto os valores da empresa, para saber se as ações do ESG estão sendo aplicadas na prática.

Como o ESG surgiu?

O termo ESG surgiu em 2004, quando muitas instituições financeiras participaram de uma ação, onde o objetivo era fazer com que os valores do ESG estivessem integrados ao mercado de negócios.

A grande questão era mostrar que, através do alinhamento de questões ambientais, sociais e de governança nas empresas, os negócios poderiam se tornar mais sustentáveis, e com isso, os resultados e os impactos na sociedade seriam positivos.

Alguns anos se passaram e isso foi se consolidando, onde as empresas passaram a adotar práticas sustentáveis em seus processos de produção. Com isso, o impacto ambiental passou a ser menor.

O ESG envolve muitas preocupações além da questão ambiental, como aplicar boas práticas de trabalho, ter diversidade em sua rede de colaboradores e também boa relação de governança.

Como as empresas podem se adaptar a isso?

Como dissemos anteriormente, é muito comum que gestores tenham dúvidas sobre como colocar em prática ações do ESG em suas empresas, e por isso, investir em um curso se torna essencial.

Os profissionais que já aplicam essas estratégias em suas empresas afirmam que, para que os conceitos façam parte da rotina, é necessário adaptar todos os setores.

Isso porque, não só os consumidores estão preocupados com isso, mas sim os investidores, e por isso, as empresas precisam inovar.

Os investidores, por exemplo, preferem investir seu capital em empresas que estão alinhadas com os pilares do ESG. Além disso, existem fundos de investimentos que colocam seu dinheiro apenas em empresas que se preocupam com o meio ambiente, com a governança e com questões ambientais.

Se você se preocupa com os próximos anos, é muito importante buscar maneiras de estar inteirado com questões de sustentabilidade, e então, será possível ter acesso a mais investimentos, alcançar mais consumidores e consolidar a imagem da empresa no mercado.

Como o curso ESG pode ajudar com isso?

Para que você consiga de fato usufruir de todos os benefícios que citamos e tenha um crescimento exponencial da sua marca, é necessário investir em um curso ESG para que sua empresa consiga colocar em prática os pilares desse conceito.

Com esse curso você consegue manter os seus colaboradores e líderes capacitados, para que ações e estratégias de sustentabilidade sejam colocadas em prática, e então, sua empresa seja bem vista no mercado.

Para saber mais sobre o assunto, entre em contato agora mesmo e se inscreva no curso ESG!