Enquanto as estratégias ESG se espalham por diferentes ramos da indústria, grandes empresas adotam ações que reforçam o seu compromisso com o meio ambiente e a sociedade.

Uma das empresas de destaque é a Coca-Cola, um caso que vale a pena ser estudado — um verdadeiro exemplo de sucesso na implementação de práticas ESG.

O jeito Coca-Cola de fazer negócios

Quando um estadunidense do estado da Georgia criou uma bebida diferente, não podia imaginar as proporções que sua descoberta tomaria. A marca Coca-Cola foi registrada em 1893, um ano após a fundação da The Coca-Cola Company em 1892.

Nos Estados Unidos, no duro e vergonhoso período de segregação racial, servir Coca-Cola a pessoas negras em uma lanchonete foi uma das primeiras manifestações contra o racismo.

As “fontes” de bebida, na época, exclusivas para pessoas brancas, se tornaram um símbolo de luta contra o racismo. Ou seja, além de uma empresa do ramo alimentício, The Coca-Cola Company experimentou um pouco da responsabilidade corporativa para com a sociedade ao se tornar um agente de mudança.

A seguir, conheça algumas ações ESG da Coca-Cola que podem acabar passando despercebidas por você.

Comprometimento ambiental

Com mais de 100 de história, a Coca-Cola é, sem dúvidas, uma das bebidas mais consumidas no mundo. Mais do que isso, é um dos grandes nomes do mercado comprometidos com a sustentabilidade.

Em 2020, a Coca-Cola alcançou a meta de reduzir em 25% as emissões de carbono relativas à cada bebida que chega às mãos do consumidor. Para 2030, a empresa estabeleceu uma nova meta: reduzir a emissão de gases de efeito estufa de níveis 1, 2 e 3.

Esses objetivos refletem o comprometimento socioambiental e com as práticas ESG. A redução na emissão de gases do efeito estufa contribui para manter a temperatura do planeta controlada. O reflexo disso? As pessoas e o meio ambiente de modo geral sofrem menos com as altas temperaturas.

Alinhada ao Protocolo de Paris, a The Coca-Cola Company objetiva emitir 25% mais carbono em 2030, em comparação ao ano de 2015. Isso só será possível graças à aplicação de metas e estratégias ESG da companhia.

A era dos retornáveis e do uso consciente

Uma das estratégias da The Coca-Cola Company para reduzir o impacto ambiental de suas atividades é o uso de garrafas retornáveis. Além de tornar mais acessível o produto, reduzindo os custos para aquisição da bebida, as garrafas retornáveis ajudam a reduzir o descarte de plástico e vidro.

A segurança hídrica também é uma preocupação, por isso a Coca-Cola trabalha para proteger bacias hidrográficas e estimular o uso consciente da água.

Transformação social e combate à desigualdade racial

Uma das ações da The Coca-Cola Company envolve capacitar mulheres empreendedoras. O empoderamento feminino na América Latina ajuda a movimentar a economia, ao mesmo tempo em que transforma a comunidade local.

Reforçando o trabalho de impacto social, a Coca-Cola faz parte de um grupo de empresas que se uniram com o propósito de combater a desigualdade racial.

O projeto MOVER, Movimento pela Equidade Racial reúne pelo menos 45 empresas, entre elas a The Coca-Cola Company, que trabalham para promover uma transformação social e cultural. A meta é beneficiar cerca de 3 milhões de pessoas até o fim desta década.

Entre os objetivos do projeto está o recrutamento e capacitação de pessoas negras, além do estímulo aos jovens empreendedores negros.

História e transformação social

Para a Coca-Cola, trabalhar a favor da equidade racial faz parte da sua história. Enquanto nas suas origens, servia como bandeira de protesto no balcão de lanchonetes, hoje, a empresa aplica estratégias ESG para que, até 2030, pelo menos 10 mil pessoas negras estejam ocupando cargos de liderança.

Além disso, o projeto reforça a necessidade de conscientização, servindo o MOVER como uma plataforma para dar voz às pessoas negras em sua luta contra o racismo e qualquer tipo de segregação.

Governança corporativa consciente

Comunidade, consumidores, colaboradores, acionistas e sociedade fazem parte do ambiente em que uma empresa está envolvida. A The Coca-Cola Company demonstra expertise na gestão da marca, e não se trata apenas de como eles fazem marketing.

No site da companhia, é possível acessar a política de Direitos Humanos da The Coca-Cola Company, além da “Coca-Cola Ética Line”, um canal para denúncias e outros esclarecimentos. A empresa também conta com um Código de Conduta Comercial para fornecedores, o que ajuda a manter toda a cadeia produtiva alinhada sob os mesmos valores.

A transparência na gestão corporativa alcança o marketing, comprometido com a divulgação responsável dos produtos.

É importante ressaltar o dever da companhia de se adequar à legislação do país em que está atuando, por isso, a Coca-Cola também possui termos e condições segundo a LGPD no que diz respeito à gestão de dados.

Ações que se conectam para uma gestão completa e comprometida

Além de melhorar a imagem da empresa, práticas ESG promovem uma gestão sustentável e com reflexos positivos a longo prazo. O que a The Coca-Cola Company faz pelos negócios, também pode ser aplicado à sua empresa.

Em nosso blog você conhece outros cases de sucesso.

Por onde começar a transformação social, ambiental e de governança na sua empresa?

Acesse nossa página e inscreva-se no Curso de ESG.