Você já deve ter ouvido falar sobre sustentabilidade em empresas, não é mesmo? Os pilares do ESG estão sendo cada vez mais discutidos e colocados em prática em organizações, independente do tamanho e do setor de atuação.

A Enel, por exemplo, é uma das empresas em destaque sobre as práticas do ESG, onde possui compromisso, transparência e liderança com seus consumidores e colaboradores através de práticas sustentáveis.

Para que você possa entender melhor sobre o assunto, hoje trouxemos algumas informações sobre como o ESG é importante para as empresas, como pode ser aplicado na prática e como a Enel tem feito isso nos últimos anos. Acompanhe a seguir!

Enel: uma empresa reconhecida no mercado

A Enel é uma das empresas mais reconhecidas do mercado por conta de suas práticas sustentáveis, e isso se deve principalmente por sua nota no CSA. O reconhecimento está atrelado à preocupação com as mudanças do clima, com a liderança, a descarbonização e também pelas inovações de práticas de boa gestão em suas produções.

Essa empresa também ficou dentre os primeiros lugares da lista de empresas no Índice de Percepção EGS em 2021, índice este que avalia como a sustentabilidade está presente na rotina da empresa.

Aplicar essas ações de ESG faz com que muitos investidores sejam atraídos, além de chamar a atenção também de consumidores preocupados com a sociedade e com o meio ambiente. Como consequência, a empresa continua crescendo com o passar dos anos.

Como aplicar as ações de ESG

Gestão de energia

Para que você possa ter uma boa eficiência energética na empresa, é necessário fazer uma boa gestão de energia, ou seja, manter os níveis de produtividade utilizando o mínimo de energia necessário.

Quanto menor o gasto de energia na empresa, mais os recursos são otimizados, e com isso, os impactos ao meio ambiente são positivos.

Utilização de recursos

Grande parte das emissões de gases que contribuem para o efeito estufa estão ligados à maneira com que os recursos são usados nas empresas.

Por isso, é necessário que a economia circular seja aplicada, para que os negócios sejam descarbonizador, e então, uma sustentabilidade seja observada a longo prazo.

Assim, além de preservar o capital, o produto final produzido pela empresa pode ser reutilizado de outras maneiras, e não apenas ser descartado.

Quanto mais sustentável e inovadora a empresa for, menos recursos são extraídos, fazendo com que os produtos sejam reutilizados, e a eficiência do consumo e dos processos seja maior.

Para isso, é necessário que soluções inovadoras sejam adotadas no negócio, como reduzir o uso de energia e também de matéria prima. Como resultado, as emissões também são menores.

Utilizar energia renovável

Para aplicar os conceitos de ESG na empresa, é necessário substituir o uso de energia que provém de combustíveis fósseis por energia que não emite carbono no meio ambiente, ou seja, de fontes renováveis.

A maneira mais comum de fazer a descarbonização de energia em empresas é através da eletrificação de consumo, ou seja, trocar as fontes de energia que são utilizadas por opções mais limpas.

Assim, é possível utilizar esses tipos de energias renováveis para abastecer as unidades da empresa. Esse é um dos grandes avanços do conceito de ESG a ser aplicado na organização.

Além de reduzir a emissão de carbono, os impactos ao meio ambiente passam a ser positivos, e os consumidores também conseguem observar que a empresa se preocupa com o uso de energias limpas, cultivando essa cultura de sustentabilidade.

A partir do uso de energia certificada e renovável, é possível enfrentar esse desafio. Para isso, a empresa precisa passar por uma transição energética e observar os benefícios a partir disso.

Como um curso de ESG pode ajudar as empresas?

Depois de vermos como os conceitos de ESG podem ser aplicados na prática, vamos entender melhor como um curso voltado para essa temática pode facilitar a tomada de decisões de gestores de empresas para ações mais sustentáveis.

O ESG traz mudanças claras em como a empresa pode começar a pensar no tema da sustentabilidade. Isso porque, esse conceito está relacionado a um conjunto de práticas com compromisso ambiental, social e de governança.

Dentro do mercado atual, cumprir esses quesitos é muito importante para que a empresa mostre para os consumidores que se preocupam com isso, e que a cultura da empresa também está ligada e integrada a esses valores.

Assim, todos os negócios realizados passam a ser mais sustentáveis, seja através da produção, em como o serviço chega ao cliente ou sobre o posicionamento da empresa no mercado.

O conceito de ESG ajuda os gestores e líderes de empresa não só a reduzir os custos do seu capital, mas também ajudam a aumentar o valor de mercado da organização.

Isso acontece porque, quanto mais investidores aplicam seus capitais nas empresas, mais reservas ficam disponíveis para ela. Com as práticas do ESG isso é ainda mais facilitado, afinal, as empresas ficam bem posicionadas frente aos investidores.

Mas, para que isso seja possível, é necessário investir em um bom curso de ESG. Assim, além de capacitar os líderes e colaboradores da empresa, também é possível atrair novos investidores para ela. Como resultado, o crescimento da organização é visível.

Para saber mais, entre em contato conosco e se inscreva no curso ESG!