Na indústria do aço, a Gerdau se destaca pela tradição, qualidade e catálogo de produtos. A empresa que nasceu no sul do Brasil há mais de 120 anos, hoje também se destaca pela atuação ESG consistente.
A responsabilidade é grande: a Gerdau é a maior multinacional brasileira em produção de aço. Sua produção alcança o setor de construção, indústrias automotiva, naval e de energia, além de maquinários diversos.
O impacto da atividade desse setor, é que o aço, formado basicamente por ferro e carbono, passa por processos que geram significativa emissão de gases poluentes, entre eles o óxido de enxofre (SOx), monóxido de carbono (CO) e metano (CH).
A ambição que leva à construção de um futuro sustentável
Empresas visam lucro, e nesse caminho, a Gerdau se apresenta como uma das referências ESG no mercado.
Em 2022, a Gerdau foi premiada no Melhores do ESG 2022 da Exame. O destaque para a empresa ficou por conta da sua posição como maior recicladora de sucata ferrosa da América Latina. Com isso, a companhia comprova o seu compromisso com o descarte sustentável de materiais.
Atualmente a empresa produz cerca de 71% do seu aço a partir de sucata. Isso mostra a eficiência no trabalho ambiental, social e colaborativo já que depende de parceiros de negócios para colaborar com a coleta seletiva. São 11 milhões de toneladas de sucata que deixam de poluir o meio ambiente e se tornam produtos de aço.
Números que chamam a atenção
Apenas em 2020, a Gerdau conseguiu reaproveitar cerca de 78% dos resíduos gerados pela produção. De modo geral, a reutilização da água residual da produção de aço é de 98%. Ou seja, uma das maiores indústrias do aço encontrou formas de reduzir tanto o impacto do desperdício de resíduos quanto de recursos hídricos.
Quanto ao uso de energia limpa, a Gerdau conta com projetos que envolvem o uso de energia solar. O investimento tem sido feito em parques fotovoltaicos, verdadeiras fazendas de energia solar.
A empresa conta com duas instalações, uma no Brasil e outra nos Estados Unidos, cada uma capaz de gerar 190MWdc e 80MWdc respectivamente.
Proteção das florestas
A Gerdau já alcançou mais de 254 mil hectares de base florestal em Minas Gerais. Pelo menos 91 mil hectares são dedicados à conservação da biodiversidade.
Assim, além de trabalhar para a proteção da fauna e flora, também contribui para o aumento de áreas verdes que combatem a poluição. Com suas fazendas de eucalipto, a Gerdau também contribui para a produção de carvão vegetal, material bastante utilizado em seus processos produtivos.
Como meta, a empresa pretende aumentar a área de preservação florestal em 20% dentro de poucos anos.
Educação, capacitação e impacto social
Projetos de empreendedorismo voltados à reciclagem são estimulados. O objetivo é estimular empreendimentos sustentáveis, e também conscientizar a comunidade sobre a importância desse tipo de iniciativa.
A Gerdau também trabalha apoiando projetos que promovem a capacitação de futuros empreendedores. Esses projetos envolvem a comunidade e também os colaboradores da companhia que se envolvem no voluntariado de diferentes atividades.
Uma das estratégias ESG envolve o projeto Reforma que transforma. A iniciativa pretende reformar cerca de 13 mil residências consideradas vulneráveis dentro de 10 anos (a partir de 2022). Essa é uma forma de transformar as habitações de baixa renda do país, devolvendo conforto e condições dignas para as famílias morarem.
Gestão alinhada
O Conselho de Administração da Gerdau atualizou suas ferramentas de governança. Em seu site, a empresa explica que alinhou suas ferramentas de governança aos temas ambientais, sociais e de governança.
As novas iniciativas incluem metas de desempenho baseadas em indicadores ESG. A longo prazo, cada vez mais lideranças da companhia estarão alinhadas às boas práticas ambientais, sociais e de governança, refletindo a cultura da companhia.
Compromisso com o respeito e a diversidade
A Gerdau também faz parte das empresas que assinaram o Manifesto Antirracista, reforçando seu compromisso social com a luta contra o racismo, incluindo o apoio a organizações envolvidas nesse tipo de causa.
Além disso, a companhia também faz parte do projeto MOVER – Movimento pela Equidade Racial, que busca estimular a capacitação e contratação de colaboradores de diferentes raças, estimulando a equidade racial no ambiente de trabalho.
Outras formas de reforçar a equidade e diversidade é através de apoio a causas LGBTI+ e Movimento Mulher 360, que contribui para a diversidade de gêneros e da comunidade LGBTI+ no ambiente de trabalho.
A diversidade por eles é estimulada em todas as etapas da produção. Fornecedores são incentivados a reforçar a diversidade e representatividade em seu quadro de funcionários. O Pacto pela Diversidade da Gerdau já conta com mais de 100 fornecedores participantes.
Exemplo que convence
As iniciativas ambientais, sociais e de gestão transparente garantiram em 2022 um prêmio a Gerdau, como mostramos no início do texto. Enquanto isso, o sucesso econômico da empresa segue indiscutível: ao longo de 2022, os indicadores da empresa apontaram lucro de 21,5 bilhões de reais e dividendos de 6,1 bilhões de reais.
Ou seja, o trabalho social e ambiental, alinhado à governança transparente, ética e justa não afeta o desempenho econômico. Aliás, pode até favorecer o crescimento empresarial.
Aprenda mais sobre ESG — torne-se um especialista com o Curso de ESG.