À medida que a sustentabilidade se torna uma pauta de maior destaque, empresas como a Nestlé mostram como performar bem econômica e socialmente. De ações para reduzir emissões de carbono, à cápsulas de café biodegradáveis, a Nestlé vem cumprindo seu papel social.

Como uma empresa de capital aberto, a Nestlé permite a entrada de investidores atraídos tanto pelo lucro, pela presença global da marca quanto pelo compromisso ambiental e social.

Produtos como KitKat, Nespresso, Nescafé e Smarties são destaque no Brasil e no mundo. São mais de 400 fábricas ao redor do mundo, e cerca de 1 bilhão de dólares comercializados todos os anos.

Sustentabilidade em toda a cadeia produtiva

Assim como outras gigantes do mercado, a Nestlé tem a meta de obter 100% de seus principais ingredientes de produtores sustentáveis até 2030. Isso deve contribuir para reduzir o impacto da atividade agrícola sobre florestas e outros ecossistemas naturais.

No Brasil, a Nestlé se dispôs a pagar prêmios a produtores de café e cacau afetados pela geada ou pela seca. Além de contribuir para a subsistência dos produtores, estimula a produção sustentável.

Esse tipo de ação serve como reconhecimento ao país pela qualidade de seu produto, e também estimula mudanças significativas na forma de trabalhar.

Produtos rastreáveis

Conhecer a fundo detalhes sobre a produção dos fornecedores permite à Nestlé agregar a rastreabilidade da matéria-prima aos seus produtos e mostrar ao público e produtores como o trabalho vem sendo feito nos bastidores.

A companhia apresenta dados em seu site oficial de que em 2022, 94.6% do óleo de palma utilizado pela Nestlé veio de áreas livres de desmatamento.

Qualidade no prato do consumidor

A otimização na produção de matéria-prima sustentável não impede o trabalho da companhia que se propõe a oferecer comida nutritiva e acessível.

A Nestlé está em primeiro lugar na lista de empresas que oferecem acesso à nutrição, segundo a lista Access to Nutrition Global Index 2021.

Os produtos seguem padrões internacionais de pesquisa e testagem (mais de 4 milhões de testes por ano), para garantir que o produto de origem sustentável chegue ao consumidor em perfeito estado para consumo — e nutritivo, além de saboroso.

Marketing responsável

Um dos aspectos ESG trabalhados pela Nestlé é a transparência na comunicação. Em sua página oficial, a Nestlé fala um pouco da sua forma de divulgar seus produtos.

São aplicadas políticas de marketing alinhadas às orientações da Organização Mundial de Saúde, além de orientar o consumidor quanto às porções adequadas de cada produto em uma dieta saudável.

Dentre as ações, estão incluídas embalagens fáceis de ler e selos sobre o grau de nutrição daquele produto na escala “Nutri-Score” elaborada pela companhia.

Diversidade e inclusão geram aprimoramento

As práticas ESG prezam pelo melhor desempenho econômico das companhias a partir do trabalho social, ambiental e de governança adequados — e uma das formas de colocar isso em prática é favorecendo a contratação de colaboradores diversos.

A Nestlé apresenta ao público e futuros investidores os seis pilares da relação ideal com seu time como sendo:

  • Gerenciamento de novos talentos;
  • Diversidade e inclusão de pessoas com deficiência, LGBTQ+, diferentes raças e etnias;
  • Colaborador saudável e seguro;
  • Engajamento com a empresa e seus valores;
  • Design organizacional que possibilita a atualização constante das políticas;
  • Compensações e benefícios.

Com uma estruturada Política Contra Discriminação, Violência e Assédio no Trabalho, a Nestlé se posiciona e busca combater situações que prejudicam as boas relações no trabalho, e que podem prejudicar inclusive a saúde física e mental dos trabalhadores.

Liderança feminina

Em busca de maior equidade de gênero, a Nestlé aponta que pelo menos 43,5% das mulheres de toda a companhia ocupam cargos de liderança. Pelo menos 30,2% dos principais cargos executivos são ocupados por mulheres.

O impacto social é evidente, oferecendo a todas as suas colaboradoras até 18 semanas de licença-maternidade, e o mínimo de 4 semanas, mesmo em países em que a marca está presente, mas não há legislação sobre o tema.

Em uma sociedade em que muitas mulheres são preteridas em diferentes cargos por serem mães, a Nestlé segue no caminho contrário, apoiando, capacitando e incentivando a contratação de mulheres no mundo todo.

Gestão que combina transparência às ações socioambientais

A Nestlé tem uma seção em seu portal voltada apenas para relatórios sobre o desempenho da companhia. Apenas na América Latina, o crescimento orgânico foi de 12,8%. No Brasil, a venda de produtos de nutrição infantil e de laticínios lideraram as vendas.

O relatório mencionado também apresenta a estimativa de crescimento da companhia entre 6% e 8% para o ano de 2023. A expectativa de crescimento, no entanto, segue alinhada às políticas socioambientais de:

  • Redução da emissão de gases do efeito estufa em 50% até 2030;
  • Uso de embalagens reutilizáveis/recicláveis;
  • Aumento no uso de energias renováveis;
  • Estímulo à agricultura regenerativa.

As práticas ESG são a chave para um futuro sustentável

Grandes empresas, como a Nestlé, assumiram o compromisso de transformar a sociedade em que estão inseridas. O lucro por si só não é mais vantajoso. Gerar emprego, renda e sustentabilidade é a nova realidade das empresas que desejam se estabelecer no mercado.

A gestão aprimorada para aplicar boas práticas ESG é a única gestão possível em um mundo cada vez mais afetado pelas mudanças climáticas.

Torne-se um especialista — visite nosso site, conheça o Curso ESG e se inscreva!