A Raízen é uma empresa brasileira de energia que atua na produção e distribuição de etanol de cana-de-açúcar, açúcar e outros produtos energéticos. Foi criada como uma joint venture entre a Cosan e a Royal Dutch Shell em 2010. A companhia é, atualmente, uma das maiores empresas do Brasil e um importante player no mercado global de energia, além de se destacar na aplicação dos princípios ESG.

O foco principal da empresa é a produção de biocombustíveis, em especial o etanol de cana-de-açúcar, que é utilizado como uma alternativa renovável à gasolina. A Raízen opera diversas usinas de cana-de-açúcar no Brasil, onde processa a cana-de-açúcar para a produção de etanol e açúcar. Além disso, a empresa possui uma extensa rede de distribuição, com postos de combustível em todo o país.

A Raízen também está envolvida em outras áreas de negócios relacionadas à energia. Ela possui uma divisão de logística, responsável pelo transporte e armazenamento de combustíveis, e uma divisão de lubrificantes, que produz e comercializa óleos lubrificantes e graxas. Continue a leitura para entender por que a empresa é um case de sucesso quando falamos em ESG!

Energia e ESG: entenda como esses temas estão interligados

Pensar em ESG, em menor ou maior escala, envolve a energia, afinal, esses dois conceitos são interligados e desempenham um papel fundamental no desenvolvimento sustentável e na responsabilidade corporativa.

No contexto atual, é crucial abordar a questão da energia de maneira sustentável, levando em consideração a necessidade de reduzir as emissões de gases de efeito estufa, mitigar as mudanças climáticas e promover fontes de energia limpa e renovável. A transição para uma matriz energética mais limpa e sustentável é um dos principais desafios globais e, como é de se imaginar, só será possível juntamente com iniciativas do mercado.

É por isso que os princípios ESG estão diretamente ligados à energia, por se tratar de um conjunto de critérios que avalia o desempenho ambiental, social e de governança de uma empresa. Portanto, avalia-se o impacto da empresa no meio ambiente, incluindo suas emissões de carbono, gestão de resíduos, uso de recursos naturais, entre outros aspectos.

Já o social refere-se às práticas e políticas relacionadas aos direitos humanos, diversidade, saúde e segurança dos funcionários, envolvimento com as comunidades locais e outras questões sociais relevantes. A governança diz respeito às estruturas e processos de governança corporativa, incluindo transparência, ética, gestão de riscos e relacionamento com acionistas.

Assim, no contexto da energia, a abordagem ESG é cada vez mais relevante. Empresas do setor energético como a Raízen são avaliadas quanto ao seu compromisso com a redução das emissões de carbono, o uso de fontes de energia renovável, a gestão responsável dos recursos naturais, a segurança e saúde dos funcionários, o envolvimento com as comunidades locais e a transparência nas práticas de governança.

Muitas empresas do setor de energia estão incorporando práticas de ESG em suas estratégias de negócios. Isso inclui investimentos em energia renovável, adoção de tecnologias mais eficientes, promoção da diversidade e inclusão, implementação de políticas de governança transparentes e engajamento com partes interessadas para abordar questões socioambientais.

Atualmente, a abordagem ESG é vista como uma das principais respostas às preocupações ambientais e sociais com o desempenho financeiro, reconhecendo que a sustentabilidade e a responsabilidade corporativa são fundamentais para o sucesso a longo prazo das empresas e para a construção de um futuro mais sustentável e resiliente.

Case de sucesso: Raízen e os princípios ESG

Além de seu compromisso com a produção de energia limpa e sustentável, a Raízen também se preocupa com a responsabilidade social e ambiental. A empresa investe em programas de sustentabilidade, como a agricultura de baixo carbono, o manejo responsável dos recursos naturais e a inclusão social nas comunidades onde atua.

A Raízen tem como objetivo contribuir para a transição global para uma matriz energética mais limpa e sustentável, impulsionando o uso de biocombustíveis e promovendo a eficiência energética. Com sua experiência e presença significativa no mercado, a empresa desempenha um papel importante no setor de energia no Brasil e no mundo.

Aspectos ambientais, sociais e governança fazem parte da empresa desde sempre

Assim como outros bons exemplos que já apareceram por aqui, os princípios ESG não foram “incluídos” na empresa, mas sempre fizeram parte da sua história. Assim, a Raízen nasceu com a preocupação de promover o impacto socioambiental positivo, além de ter transparência em seus processos de governança.

Um bom exemplo é que a empresa foi uma das primeiras do mundo a receber o selo Bonsucro, atestando o impacto socioambiental positivo em toda a cadeira de cana-de-açúcar.

O principal objetivo da empresa é ser uma companhia sustentável de ponta a ponta, desde o cultivo da cana-de-açúcar, até o produto final, que é o açúcar e a produção de biocombustíveis.

Como a Raízen implementa tudo isso na sua cultura?

Como vimos aqui em vários estudos de caso, para que os princípios ESG sejam implementados, é preciso que a empresa tenha uma cultura forte. Entenda como a Raízen faz isso:

  • Visão integrada: os propósitos estão claros desde a produção do modelo de negócio,o que reverbera em cada tomada de decisão e escolha da empresa, refletindo em seus processos;
  • Eficiência: a Raízen mostra que sustentabilidade e resultados podem caminhar juntos. Hoje, a empresa é uma das principais distribuidoras de energia do país, gerando economia com baixa emissão de carbono;
  • Mitigação de riscos: a Raízen é lúcida ao compreender que ainda existem impactos negativos relacionados à sua atuação. Porém, deixa isso transparente ao público e procura mitigar esses impactos.

Enfim, esses foram alguns exemplos de como a Raízen atua de acordo com os princípios ESG. A empresa é uma das maiores do setor no Brasil e tem potencial para escalar globalmente, mostrando que a energia pode ser lucrativa e sustentável.

Faça como a Raízen e comece a aplicar os conceitos ESG no seu negócio. Acesse nosso site e saiba mais sobre o nosso curso.