Uma marca bastante popular pelos seus produtos, mas também uma referência em ESG entre as multinacionais. A Unilever mostra através de suas atividades e estratégias, como lucrar, sem descuidar do meio ambiente e da sociedade, com uma gestão consciente e transparente.
Fundada em 1923, a Unilever surgiu da união entre duas empresas: a Margarine Unie e a Lever Brothers. O crescimento da empresa levou à expansão do catálogo de produtos.
Hoje, a Unilever está presente em cerca de 190 países e é a responsável por produtos populares entre os brasileiros, entre eles: Omo, Dove, Axe, Magnum, Rexona, Hellmans e Lipton.
Com mais de 90 anos de história, qual seria o segredo da gigante Unilever?
Unilever Compass
A Unilever Compass é a estratégia adotada pela companhia em busca de crescimento:
- Consistente
- Competitivo
- Lucrativo
- Responsável
O comprometimento da marca é com o que a marca chama de “plano de sustentabilidade ambicioso” que inclui dar atenção às preocupações dos consumidores. Isso inclui trabalhar para combater os impactos da atividade empresarial, reduzir a poluição e a desigualdade no mercado de trabalho.
Para a Unilever, estratégias ESG são mais do que uma forma de trabalhar, são aspectos da cultura corporativa.
Empresa que cresce com um planeta saudável
A Unilever trabalha para zerar as emissões líquidas de gases do efeito estufa até 2039. Apesar de ambiciosa, a meta corresponde ao perfil robusto de ações pelo clima praticadas pela companhia.
Substituir o uso de fontes de energia como carvão e combustíveis fósseis faz parte das estratégias ESG para o meio ambiente aplicadas pela Unilever. As ações de sustentabilidade envolvem o uso de energia solar — limpa e renovável — além da troca dos veículos de suas frotas por carros elétricos.
Essas são ações que, para a Unilever, demonstram que é possível continuar crescendo economicamente mesmo com reduzida emissão de carbono e fontes de energia (até então) não convencionais.
Da água aos produtos nas prateleiras
Assim como outros grandes nomes da indústria, a Unilever trabalha para que as suas marcas e mais derivados produtos cheguem às prateleiras e aos carrinhos dos consumidores com o mínimo uso de água e causando o menor impacto possível.
Afinal, economizar água é fundamental, tanto para a atividade empresarial quanto para a sobrevivência humana de modo geral.
A marca trabalha também com a produção responsável, dando prioridade a fornecedores comprometidos com a emissão zero ou reduzida de carbono em seu trabalho.
E reforçando o compromisso com o meio ambiente, a Unilever trabalha de modo a incentivar a reciclagem e a redução de resíduos, na tentativa de reduzir o descarte indevido de embalagens plásticas e o desperdício de alimentos.
O compromisso da Unilever é com as pessoas
Com uma variada gama de produtos, a Unilever pode afetar diversos aspectos da comunidade, da saúde e higiene à nutrição. Algumas das ações da companhia incluem o estímulo à nutrição positiva.
Em tempos de escassez e insegurança alimentar, a Unilever se coloca na posição de agente atuante na luta por um mundo em que todas as pessoas tenham acesso à nutrição adequada. O trabalho é realizado em parceria com autoridades políticas e a sociedade civil, com o objetivo de fazer a diferença na vida do máximo de pessoas possíveis.
A boa nutrição reflete na saúde física e emocional das pessoas. Ao reduzir o sal e açúcar, problemas como diabetes e hipertensão podem ser combatidos. Além disso, o estímulo ao consumo de produtos plant-based (sem nada de origem animal) promovem maior inclusão alimentar.
Inclusão e melhor qualidade de vida
Outro aspecto das ações da Unilever envolvem o estímulo à diversidade e inclusão. Com mais de 127 mil funcionários no mundo todo, a companhia deve agir de modo a garantir um ambiente de trabalho inclusivo e que impacte de maneira positiva no local em que a empresa está instalada.
As ações da empresa refletem seu compromisso com a geração de empregos, oportunidades para pequenas empresas, além de elevar o padrão de vida das pessoas. Dessa forma, o trabalho se torna uma ferramenta para combater a desigualdade social.
Governança responsável: as pessoas são o futuro
Boas estratégias ESG contribuem para uma gestão responsável, em que pessoas são respeitadas como são – conforme sua individualidade. O respeito aos direitos humanos faz parte da atuação de empresas como a Unilever, que seguem buscando expansão sustentável.
A Unilever se posiciona como uma empresa comprometida com o respeito aos direitos humanos, com o marketing responsável e com a ética profissional. O bem-estar dos colaboradores faz parte da gestão comprometida da companhia — o cuidado com o indivíduo como um dos pilares da sua atuação profissional.
Para essa companhia, a transparência faz parte da gestão. No site da empresa é possível acessar relatórios anuais de sustentabilidade que ajudam o consumidor a observar a evolução do trabalho social, ambiental e econômico da Unilever.
Aproximar o público das estratégias ESG eleva a consciência do público sobre a importância de apoiar marcas comprometidas com um futuro sustentável.
Aprenda mais sobre ESG e seus benefícios
Em nosso blog, você encontra outros artigos e cases de sucesso que comprovam que as estratégias ESG precisam ser a regra, e não a exceção.